[Resenha] A Coroa by Kiera Cass


“Em A Herdeira, o universo de a Seleção entrou numa nova era. Vinte anos se passaram desde que America Singer e o príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria seleção. Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças… e agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil - e importante - do que esperava. America Singer e o Príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria seleção. Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças… e agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil - e importante - do que esperava.”

Gênero: Jovem Adulto | Skoob
Autora: Kiera Cass | 310 páginas
Editora Seguinte | Compare & Compre
Classificação: 4 estrelas

Enfim chegamos ao tão aguardado desfecho da série A Seleção. Eu tenho um carinho muito grande por estes livros, e mesmo enxergando os defeitos que a série teve ao longo de seus cinco volumes, não consigo deixar de amá-la. Talvez seja o jeito como Kiera escreve, que me envolve de uma forma inexplicável, talvez seja o amor que sinto pelas personagens que com seu jeitinho me conquistaram ou ainda seja a temática com ares de conto de fada que envolve todos os livros e que eu tanto amo. O fato é que mais uma vez, de forma singela e doce, a autora ganhou meu coração.

Eadlyn nossa protagonista amadureceu tanto deste o último livro, cresceu como personagem, aprendeu a abrir seu coração e a confiar nele e nas pessoas ao seu redor, chegou mais perto do seu povo e passou a conhecer verdadeiramente suas necessidades e anseios, desta forma podendo tornar-se uma rainha melhor e mais preparada. Aqui nossa protagonista envolve-se mais com sua nação, supera seus medos e surpreende a todos com sua força e vontade de ser boa para sua família e para seu povo. Eadlyn é uma garota cheia de privilégios, mas que desde o momento de seu nascimento tem uma grande responsabilidade nas costas e tentando fazer o melhor para todos acaba passando uma imagem errada ou errando, e aqui ela começa a mudar, mudanças que passam a ser percebidas por toda Illéa, levando-a a ganhar não somente o nosso coração, mas o de todos os seus súditos.


Quanto a Seleção nossa rainha encontra-se em um grande dilema, confusa e com medo, será que ela irá seguir seu coração e entregar-se ao verdadeiro amor ou seguirá a razão em prol daquilo que ela acredita ser o melhor para seu povo? Neste ponto mais uma vez a autora nos mostra e ensina que devemos sempre seguir nosso coração e nos mantermos fiéis a ele e aquilo em que acreditamos, pois desta forma encontraremos as respostas certas para todas as questões podendo saciar tanto o nosso coração quanto aqueles que amamos.

Falando da família de nossa protagonista, mais uma vez vemos o valor que estes laços têm para autora e como ela valoriza isso em suas histórias. Eadlyn retoma a relação com seu irmão gêmeo que fugiu para casar-se com uma princesa italiana, e faz de tudo para tornar a vida de seus pais mais fácil e para que eles possam aproveitar um ao outro tomando para sai as responsabilidades do reino, e percebemos o quão infinito e verdadeiro é o amor que existem entre eles, pais, filhos, irmãos e o seu povo.


A narrativa da Kiera é o ponto alto de seus livros, pois ela nos prende do início ao fim com sua forma leve, gostosa e divertida de narrar. Não posso deixar de notar, assim como nos livros anteriores, que referente aos fatos políticos e sociais senti falta de mais aprofundamento, entretanto conhecendo toda a série sei que é do estilo da autora abster-se destes detalhes e não aprofundar-se na crítica social, o livro poderia ter bem mais que suas 310 páginas e poderíamos entrar mais a fundo nestas questões, em como o novo reinado se desenrolaria e como Eadlyn faria para aplacar a população que mesmo após o fim das castas sente-se insatisfeita e insegura, mas não esperava que no último volume isso fosse acontecer, o que para mim não deixou a leitura menos gostosa e prazerosa. Faço apenas uma ressalva ao epílogo que achei sem gracinha e sem sentido, acho que aqui a autora poderia ter nos dado um vislumbre anos após a posse de Eadlyn de como seu reinado estaria, como a população se encontra e, principalmente, como o coração dela estaria com relação a tudo isso, seu povo, sua família e seu amor, se não fosse isso o livro, dentro daquilo a que foi proposto _entreter o leitor com uma história leve e fofa_, para mim estaria perfeito.

Sobre a Série


A Coroa é o quinto,  e último volume, da série A Seleção, composta por: A Seleção, A Elite, A Escolha, A Herdeira e A Coroa, respectivamente. Os três primeiros livros temos America Singer como protagonista, e nos dois últimos Eadlyn, flilha de America, sendo então considerados spin-off da série.
Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes