[Resenha] Os Bons Segredos by Sarah Dessen

“Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.”

Gênero: Jovem Adulto Contemporâneo | 408 Páginas
Autora: Sarah Dessen | Skoob
Classificação: 5 estrelas

Sarah Dessen sempre me cativou com sua narrativa fluida, de certa forma poética e envolvente. Mas, principalmente, com suas histórias tão verdadeiras que poderiam acontecer com qualquer um de nós, e com Os Bons Segredos não foi diferente, comecei a leitura e quando percebi estava tão envolvida na trama, nos dramas apresentados, que a leitura tornou-se ávida e eu precisava saber o desfecho que a autora daria para tudo aquilo e para todas as personagens envolvidas.

O livro nos apresenta a história de Sydney e sua família que encontra-se desestruturada e atordoada desde que seu irmão mais velho, Peyton, começou a criar problemas até que, após dirigir bêbado e atropelar um garoto deixando-o paraplégico, ele é preso. Peyton sempre fora o filho preferido de seus pais, sempre tivera toda a atenção para ele e tudo do bom e do melhor, ele teria um futuro brilhante pela frente não fosse sua propensão a criar problemas, agora preso Sydney sente uma imensa culpa dentro de si pelo garoto que tivera sua vida transformada do dia para a noite por uma irresponsabilidade de seu irmão, e o pior é que somente ela parece sentir este peso.

Sua mãe está empenhada em ajudar seu irmão e se fazer presente em todos os momentos dele na prisão, mesmo que ele não queria isso, tratando-o como vítima e como se ele não tivesse culpa pelo que acontecera, esquecendo de Sydney, deixando-a sozinha em seu mundinho, sentimento que sempre sentiu vivendo à sombra de seu irmão.

O fato é que as coisas começam a mudar na vida de Sydney quando ela tem que mudar de escola e conhece Layla, Mac e sua turma. Layla é uma garota carismática, alegre, louca por batata-frita e cheia de vida com quem Sydney pela primeira vez sente-se segura em se abrir, Mac (irmão de Layla) enxerga Sydney como ela realmente é, sem julgamentos ou preconceitos, e pela primeira vez ela cria laços de amizade sinceros, sem amarras ou preconceitos, sem a interferência das ações do seu irmão. Por meio de Layla, de sua família e amigos Sydney abre seu coração, começa a enxergar as coisas de outra maneira, dá uma chance a si mesma de ser quem realmente quer ser, começa a mudar e melhorar como pessoa aceitando a culpa e libertando-se de suas amarras, o que consequentemente acarreta em mudanças significativas na sua vida e na rotina da sua família, antes voltada somente aos problemas de seu irmão.


Aqui o amadurecimento da protagonista é palpável e a cada capítulo Sydney supera um medo, uma dúvida e insegurança, dando um passo em direção a garota que deseja ser, dando um passo na reconstrução de seus laços familiares e renovando e fortalecendo os da amizade, sejam eles antigos ou novos.

Sarah Dessen nunca me decepciona, suas histórias são extremamente envolventes e sua forma de nos contar as histórias é terna, doce e difícil de se desligar, e justamente por contar histórias comuns, que poderiam acontecer conosco, nos sentimos tão ligados à protagonista e aos seus dramas e desafios do dia a dia, tornando seus livros ainda mais especiais para mim. Confesso que tiveram momentos em que quis poder fazer parte da trama e chacoalhar a protagonista para que ela finalmente começasse a se impor, ou para chacoalhar seus pais para que a vissem e dessem a atenção que ela precisa e merece, entretanto não seria a Sarah se as coisas não se encaixassem no seu devido tempo, de forma crível e condizente com a personalidade de cada personagem que ela cria.

Eu recomendo muito a leitura, não apenas deste livro da autora, mas de todos os outros lançados aqui, pois de uma forma única e especial a autora aborta temas como drogas, dependência, transtornos alimentares, problemas familiares, de um jeito leve, jovem, nos fazendo refletir e pensar nestes temas tão presentes em nosso dia a dia, mas que tem suma importância para nosso desenvolvimento e amadurecimento como pessoas, como filhos, como cidadãos, como amigos, e que nem sempre damos a devida importância. Vale a pena.
 
Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

3 comentários

  1. Adorei, May! E sério, a foto é a CARA desse livro ♥ Sabia que você ia amar! Fico feliz :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conheço nada da autora, mas pelas resenhas que eu li me interessei bastante pela história. Sua resenha está ótima, quero ler muito em breve!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  3. Muito legal sua resenha, deu vontade mesmo de ler o livro! Muito lindo seu blog... Te achei pelo site da Elaine Gaspareto. Parabéns :*

    ResponderExcluir



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes