[Top 5] Motivos para ler Diário de uma princesa improvável



Diário de uma princesa Improvável da autora Meg Cabot foi uma de minhas últimas leituras, um livro fofo e super divertido que nem ao menos percebi as páginas passarem. Aqui somos apresentados a Olivia Grace Clarisse Mignonette Harrison, uma garotinha comum que em um dia muito estranho na escola – onde Annabelle, a garota mais popular da escola, ameaça bater nela e seu diretor quase lhe dá uma anotação e desconta um ponto de sua nota – ela descobre ser princesa da Genovia e irmã da princesa Mia, sim aquela Princesa Mia.


Eu gostei muito da leitura desta obra, que apesar de bem infantil me tocou, me fez lembrar da minha infância, de personagens que eu acompanhei quando mais nova, e me fez refletir, o que me levou a trazer aqui motivos para você, seja adulto ou criança, dar uma chance a história.


·        Rever a Princesa Mia em uma história similar à sua, vivida em Diário da Princesa, de uma garota comum que descobre ser princesa da Genovia.

Quem aí nunca assistiu aos filmes ou acompanhou a série de livros Diário da Princesa que atire a primeira pedra. Eu até hoje paro para rever os filmes que me acompanharam durante a adolescência, eles me trazem aquele sentimento de nostalgia sabe?! Os livros, confesso que não cheguei a ler todos, mas tenho conhecimento da série e do que acontece nela, e quando tive a oportunidade de ler Diário de uma princesa improvável não resisti e não me arrependi, pois rever as personagens que outrora fizeram parte da minha vida, mais maduros e dentro de uma nova trama com o foco em outra princesa, foi o máximo. Trouxe nostalgia e também renovo, pois Olivia – a princesa da vez – é muito carismática e me conquistou completamente.

·        Uma história infantil cheia de significados.

Uma das coisas que eu mais gostei na obra foi a Meg ter colocado elementos como amizade e laços familiares em foco, claro que é um livro infantil, afinal nossa protagonista tem apenas 12 anos, mas as percepções dela de amizade e família fazem muita gente adulta aí passar vergonha. Aqui a família é importante, e no caso de Olivia a falta do pai que vive ‘viajando’ é sentida, podemos então perceber o quão importante crescer com a presença dos pais é importante na formação da criança. E assim como a família, a amizade é importante para o amadurecimento, para passarmos pelas fases escolares com o apoio de alguém de fora da família, mas que nos entende pelo simples fato de estar vivendo aquela fase ou aquele problema junto com a gente. Dois laços extremamente fortes e importantes não apenas nesta fase, mas em todas as que vieremos a passar no decorrer da vida.

·        Uma trama divertida, leve e construtiva.

A trama apresenta é muito leve, mas reflexiva. Temos cenas divertidas e cômicas, mas ao mesmo tempo em que são despretensiosas elas estão ali para ensinar uma lição a criança que lê e fazer o adulto relembrar de seus valores e do que é importante. Portando o livro em si não está aqui apenas para mero entretenimento, ele está para ser construtivo, para auxiliar na educação de nossas crianças e fazer nós, adultos, relembrar de quem somos – se por acaso estivermos perdidos. E reforço aqui a importância da leitura na vida de todas as pessoas, crinaç, jovem ou velho, afinal com uma simples história de princesa aprendemos valores, aprendemos a não ter preconceitos e a amar mais ao próximo.


·        Uma trama que fala sobre temas importantes:

Outro ponto que gostei no livro foi falar de temas como: preconceito, a importância da família na formação e ensinar como  oser humano pode ser mau e ganancioso quando se tem muito dinheiro envolvido. A nossa protagonista é negra e isso por si só já é um tapa na cara da sociedade, mas não é por ser um livro infantil que a autora não usou, neste caso dos repórteres, para trazer a tona o preconceito racial, o abandono familiar, de forma a cutucar e tentar trazer a tona escândalos da família real. Meg tratou dos temas de forma simples, de modo que uma criança compreenda, e nossa protagonista não se deixou abalar pela maldade das pessoas ao seu redor, enfrentando de cabeça erguida, como uma verdadeira princesa, os boatos, falatórios e as verdades que se escondiam dentro da própria casa em que vivia.

·        A edição está tão linda!

É claro que eu não poderia deixar de comentar sobre esta edição tão linda que a editora Galera Record nos trouxe. O livro possui letras grandes e bem espaçadas, tornando a leitura mais rápida ainda, as ilustrações são de autoria da própria Meg Cabot e deixam o livro com carinha de diário mesmo, as trocas de mensagens são trabalhadas com balões característicos e todo detalhe por menor que seja torna a obra ainda mais amorzinho e cheia de fofuras. Um exemplar de ficar babando e que, eu tenho certeza, todas as crianças vão adorar ler.

Confiram agora a capa e sinopse oficiais:

“A série que encantou milhões de adolescentes ao redor do mundo continua por meio dos diários de Olivia, a irmã da Princesa Mia. Olivia Grace Clarisse Mignonette Harrison é completamente normal. A única coisa que não é normal nela é seu nome (muito comprido e meio principesco), sua habilidade para desenhar animais (algo muito útil para sua futura carreira como ilustradora da vida selvagem) e o fato de ser quase órfã, pois não conhece o pai e depois que a mãe faleceu se vê forçada a viver com a tia e o tio (que quase a tratam como se ela fosse da família). Até que num dia que tinha tudo para ser como os outros — totalmente normal — as coisas parecem sair do controle: a menina mais popular da escola ameaça bater em Olivia, o diretor ameaça lhe tirar um ponto e... uma limusine com a princesa da Genovia, Mia Thermopolis, surge do nada. A menina na verdade é uma princesa, meia-irmã de Mia, e finalmente poderá conhecer o pai, a avó, a Genovia, para então perceber que todos somos mais especiais que pensamos.”

Gênero: Infanto Juvenil | 208 Páginas
Autora: Meg Cabot | Skoob
Editora: Galera Record | Compare & Compre
Classificação: 4 estrelas

Eu recomendo muito a leitura, e com certeza quando eu tiver filhos lerei para eles também. Um livro fofo, juvenil, divertido, com ares de conto de fadas, mas que ensina e agrega valor para todos aqueles que leem.

A Série



Diário de uma princesa Improvável é o primeiro volume da série homônima que tem início antes do último volume da série Diário da Princesa, O Casamento. O segundo e terceiro volume, Royal Wedding Disaster e Royal Crush, respectivamente, já foram lançados no exterior e estou contando os dias para serem lançados por aqui.
Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes