Star Wars - Por onde começar


Olá pessoal, tudo bem com vocês? Quem aí é fã de Star Wars? Já está imerso neste universo particular e encantado que tem angariado fãs pelo mundo todo desde 1977? Eu não conheço muito sobre este universo, mas de um tempo para cá tenho começado a me interessar e a vontade de conhecer um pouco deste sucesso tem me corropido por dentro, afinal eu sou leiga nesse assunto, um peixe fora d'água, mas nunca é tarde para conhecer e decido que vou entrar nessa 'onda' e já estou super animada para poder ler algo de Star Wars. Então eu comecei a pesquisar e resolvi compartilhar aqui com vocês que, como eu, também ficam perdidos de por onde começar e poder entrar de vez para este universo nerd super interessante, bora conhecer um pouquinho comigo?

Star Wars é uma franquia de grande sucesso criada pelo cineastra George Lucas composta por sete filmes de fantasia científica e um spinn-off.  O primeiro filme, intitulado Star Wars, foi lançado no ano de 1977, depois dele vieram O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, tornado-se  aprimeira trilogia da franquia que seguia Luke Skywalker, a Princesa Leia e Han Solo.

Depois de muitos anos, em 1999, lançou uma nova trilogia que antece a primeira, um prequel, com os filmes Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma, Episódio II: Ataque dos Clones e Episódio III: A Vingança de Sirh; e aqui acompanhamos como Anakin Skywalker transformou-se no temido Darth Vader.

Todos os seis filmes apresentados até agora fizeram um grande sucesso de bilheteria, chegando a receber indicações ao Oscar e saindo vitoriosos.

Depois foi a vez do spin-off em animação, chamado Star Wars: The Clone Wars, que serviu como pilto para uma série de tv de mesmo nome. Consagrando ainda mais o sucesso da franquia que já saia das telas dos cinemas para diversos outros produtos, com ogames, brinquedos, seriados e livros.

Para encerrar em 2012 a Walt Disney comprou a Lucasfilm e enfim anunciou uma nova trilogia para Star Wars, iniciando com O Despertar da Força que estreou no final do ano passado já batendo recorde de bilheteria, tornando-se a maior estreia da história, consagrando-se como um dos maiores sucessos do cinema e da saga.


Sinopse do filme Star Wars: O Despertar da Força: Décadas após a queda de Darth Vader e do Império, surge uma nova ameaça: a Primeira Ordem, uma organização sombria que busca minar o poder da República e que tem Kylo Ren (Adam Driver), o General Hux (Domhnall Gleeson) e o Líder Supremo Snoke (Andy Serkis) como principais expoentes. Eles conseguem capturar Poe Dameron (Oscar Isaac), um dos principais pilotos da Resistência, que antes de ser preso envia através do pequeno robô BB-8 o mapa de onde vive o mitológico Luke Skywalker (Mark Hamill). Ao fugir pelo deserto, BB-8 encontra a jovem Rey (Daisy Ridley), que vive sozinha catando destroços de naves antigas. Paralelamente, Poe recebe a ajuda de Finn (John Boyega), um stormtrooper que decide abandonar o posto repentinamente. Juntos, eles escapam do domínio da Primeira Ordem. 


Depois de tudo isso é importnte conhecer um pouco sobre  que de fato é Universo Expandido, Novo Cânone e selo Legends.

Universo Expandido: São histórias originais de Star Wars, mas que não aparecem nos filmes, são histórias que acontecem antes do primeiro filme lançado, entre um filme e outro e ainda depois dos filmes. 

Novo Cânone: São as histórias oficiais de Star Wars que passam a fazer parte do mesmo universo dos filmes, séries e desenhos lançados pela Disney. São histórias oficias escolhidas pela Disney e todos os livros que não são do selo Legends são considerados cânones.

Legends: São histórias lançadas antes da Disney adquirir os direitos da Lucas Film, ficando a critério de cada um considerar as histórias do selo Legends como verdadeiras ou não.


E quanto aos livros? Bom segundo uma intensa pesquisa feita por mim (risos) para quem deseja aventurar-se pelo universo mágico de Star Wars Universo Expandido não existe uma ordem correta, porém o ideal seria começar com a edição especial que a Darkside lançou de Star Wars e conta o que aconteceu no episódio IV, V e VI, estou super desejando esta edição de luxo, primeiro para poder finalmente embarcar neste universo e, depois porque é uma edição super diva e vai ficar linda na estante.

Outra boa opção é encarar a Trilogia Thrawn escrita pelo autor Timothy Zahn e publicado aqui no Brasil pela Editora Aleph, a trilogia conta o que aconteceu aós o episódio VI com os herois Luke, Leia e Han Solo e é composta pelos livros: O Herdeiro do Império, Ascenção da Força Sombria e Último Comando.

Depois a dica é ler o livro Kenobi, que eu fiquei curiosa para conhecer também, que é a história de um dos personagens mais queridos e sofridos da série então é leitura obrigatória para quem é fã e para quem deseja tornar-se um.


Agora que a gente não está mais perdido e sabe exatamente por onde começar, seja a ver os filmes ou a ler os livros que tal nos desafiarmos a embarcar nessa onda geek super bacana e ver ao filme lnaçado ano passado ou iniciar a leitura de algum dos livros indicados?! Eu estou super dentro, quem vai nessa comigo?

Fontes que usei para a pesquisa e desenvolvimento deste post: Wikipédia | Adoro Cinema | Blog Ser ou Não Sei | Blog Proibido Ler, o último link tem mais dicas de livros deste universo e listou-os em ordem cronológica, vale a pena conferir. 

P.S.: Fontes das imagens: Google, se a imagem for de sua autoria e não dei os créditos por favor me avise. ;)
Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes