[Resenha] Blogueiras.com – Várias Autoras

“Oito histórias. Oito protagonistas. Uma paixão em comum: blogar! Nas páginas desse livro, você conhecerá oito garotas diferentes com um sonho em comum. Seja falando de livros, música, comportamento ou viagem, tudo o que elas querem é compartilhar interesses e fazer novos amigos. No caminho, contudo, elas descobrirão que a blogosfera tem muito mais a oferecer. Embarque com elas nessa aventura e viva o sonho intensamente. Bárbara, Amanda, Mafalda, Valentina, Lilia, Helena, Aline e Clara vão te surpreender.”

Antologia | 200 Páginas
Autoras: Adrielli Almeida, Larissa Azevedo, Mariana Mortani, Mari Scotti, Raffa Fustagno, Teca Machado, Thati Machado e Thays M. de Lima
Publicação Independente | Compre na Amazon
Skoob | Classificação: 4,5 Estrelas

A antologia Blogueiras.com reúne 8 autoras e blogueiras que no desenrolar de seus contos, cada uma a sua maneira, aborda o universo literário seja em blogs ou canais do youtube, e cada uma das autoras desenvolveu uma história, um mundinho, todo particular e cheio de reviravoltas, abordando temas importantes da atualidade e nos fazendo refletir.


Dentro dos contos encontramos várias protagonistas, todas fortes e marcantes a sua maneira, de personalidade, que abordam temas como machismo, assédio sexual, homossexualismo, gravidez na adolescências, depressão, e tantos outros. Além disso a temática de bloggar envolve um mundo inteiro de sonhos, dedicação diária, conquistas e, principalmente, a forma como este hobby, que muitas vezes se torna profissão, pode nos transformar, ajudar o próximo, nos ajudar a se descobrir e tocar centenas de corações mundo a fora.

Uma antologia maravilhosa, que nos faz refletir, que nos toca profundamente, que surpreende e que foi feita com muito amor e carinho que transborda para nós leitores, agora bora conhecer um pouquinho de cada conto separadamente?


  • Arrisque-se by Mariana Mortani

Aqui conhecemos Barbara, uma estudante de jornalismo que tem a oportunidade de viajar para Londres – a cidade dos seus sonhos, para a estreia de um novo seriado distópico. Nesta viagem ela assistirá em primeira mão ao episódio piloto e terá a chance de conhecer os astros desta nova atração. Barbara é uma garota de personalidade forte e totalmente independente e determinada e nesta viagem, como o próprio nome do conto já diz, ela irá arriscar-se em um país novo, conhecendo lugares que outrora só vira em filmes e descritos em seus livros preferidos, conhecerá pessoas novas e aprenderá muito com estas novas experiências.

Como ex-estudante de arquitetura e urbanismo, não posso deixar de apreciar as descrições dos pontos turísticos de Londres feitos pela protagonista, deu vontade de estar junto com ela nesta aventura.

“Nada nem ninguém é apenas uma coisa.”

“Acho que existe interesse à primeira vista. O amor é conquistado com o tempo.”

  • Sentimento às Avessas by Larissa Azevedo

No conto da querida Lari Azevedo a protagonista, por incentivo de seu médico, cria um blog/diário onde pode colocar para fora seus sentimentos. O que Mandy não imaginaria é que seus desabafos sobre a depressão chegariam a milhares de leitores que compartilham desta mesma angústia e sentimento, e que, através da sua escrita ela poderia iria descobrir-se e ajudar muitas pessoas.

A temática aqui é extremamente importante e retrata bem o poder de influência de um blogueiro, e de forma leve Lari me encantou e encontrou morada em meu coração para sua Mandy.
 “As pessoas estão tão acostumadas com o que vêm nos filmes e novelas. Pessoas perfeitas, sem grandes problemas. Mas a verdade é que cada um sabe o tamanho da sua dor e sente de forma única.”

“Borboletas significam transformação. Às vezes é só isso que precisamos, quebrar o casulo ao nosso redor e sair voando pela vida como uma linda borboleta colorida.”

  • E a vida me trouxe by Raffa Fustagno

Aqui somos apresentados a Mafalda, a típica blogueira e também booktuber que se desdobra em dez para dar conta do trabalho, faculdade, blog, família e amigos. Neste conto nossa protagonista é apaixonada por um livro em questão e num belo dia, ao entrar em seu quarto, dá de cara com um dos personagens deste livro (o sonho de qualquer leitor, não é verdade?).

  • Segredos da Valentina by Thati Machado

Aqui temos mais uma blogueira e youtuber que com muito esforço e dedicação conquistou milhões de seguidores. Valentina acaba de terminar um longo relacionamento e tenta seguir com sua vida, focando no lado profissional, quando uma oportunidade de conferir a pré estreia de um filme em outro país surge. Durante esta viagem, um episódio lamentável acontece, o que a leva a desabafar em seu canal sobre o assunto. É então que a vida de Valentina da uma reviravolta, tanto no profissional (com o canal e blog, e seus seguidores) quanto no lado pessoal (relacionamento). Este conto traz a tona assuntos de grande importância em nossa sociedade como preconceito, machismo, e outros temas que prefiro não falar para não dar spoiler, e a autora soube trabalhar de uma forma linda, que me envolveu completamente. Um conto para dar tapas na cara de quem ainda pratica a intolerância e encher de amor quem respeita o próximo.

  • TT by Adrielli Almeida

Neste conto conhecemos uma garota estudante de artes cênicas que, para ajudar a irmã blogueira, aceita ir a uma coletiva de imprensa para entrevistar uma banda de K-pop, mal sabia ela que a partir desta visita, e de muitas confusões, sua vida mudaria para sempre. Um conto bem rapidinho, mas que mostra como a vida transforma-se em questão de minutos, como o universo trabalho para nos surpreender quando menos esperamos e deixa uma brecha para uma possível continuação, um conto que eu gostaria de ver sendo desenvolvido mais e tendo continuação.


  • A Perfeição em Existir by Thays M. de Lima

Aqui temos uma blogueira que ama viajar, e no momento está no Rio Grande do Sul conhecendo as belezas da cidade de Gramado, e é na sua visita ao famoso museu de cera da cidade que Helena conhece Enzo, um lindo homem que por um infeliz acidente teve sua carreira de ator destruída e hoje vive amargurado e com medo de se mostrar as pessoas. Helena entra na vida de Enzo para que ele veja o forte guerreiro e sobrevivente que é, em questão de dias eles formam um forte laço de amizade, ajudam um ao outro de formas inesperadas nos mostrando que as vezes o acaso nos apresenta pessoas que levaremos para  a vida toda, como uma forma da vida nos recompensar pelo mal que outrora sofremos.

  • Canal Aline Cordeiro by Mari Scotti

Mãe solteira e youtuber, o canal surgiu em sua vida por acaso, porém hoje dedica maior tempo para o mesmo com o objetivo de conquistar mais e mais inscritos. Entretanto sua vida é cheia de desafios e obstáculos e não é fácil conciliar todas as suas responsabilidades, e o canal é o meio no qual Aline se descobre, como mãe, como mulher, como profissional... Uma jornada linda e que acabou cedo demais...

  • Conversas Literárias by Teca Machado

Aqui a protagonista é uma blogueira renomada que vai conseguir um espaço ainda maior na blogosfera e ter sua vida de leitora e também profissional tomando um rumo inesperado e cheio de amor a partir da compra de um novo computador. Temos uma pitada de magia que nos envolve e deixa com vontade de ser a protagonista e poder vivenciar suas aventuras. Gostei muito.

E em resumo é disso que se trata cada conto, achei a experiência incrível (e olha que nem sou de ler muitos livros de contos, rsrs) e adorei conhecer o trabalho destas mulheres maravilhosas, com certeza quero ler mais de suas obras, afinal de todas somente conhecia o trabalho da Lari Azevedo (que eu adoro). Parabéns meninas pela iniciativa, e que venha a próxima antologia.


Beijos, 
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

2 comentários

  1. May! Eu acompanhei a escolha da capa do livro pelo Face da Lari (e graças ao bom cosmos, a capa na qual votei foi a escolhida!) Essa capa é só amor, não?
    Fiquei muito feliz de saber o que me espera dentro das páginas dessa gracinha!
    E só tem autoras/blogueiras de peso: amei!
    Obviamente já fui conferir o livro na Amazon e colocá-lo nas listas de desejados.

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e também achei o livro muito interessante, pois acho que me identificaria com um das personagens!

    https://joaninhaliterariaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes