"Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado."
Gênero: Jovem Adulto | 320 páginas
Autora: Jojo Moyes | Skoob
Editora Intrínseca | Compare & Compre
Classificação: 5 estrelas + favorito
No final do ano de 2015 eu decidi que não podia mais ficar alheia aos livros da Jojo Moyes e que em 2016 uma das minhas metas a cumprir seria ler um livro da autora. Aí começou aquele burburinho gostoso com o anúncio da continuação da história, Depois de Você, e ao mesmo tempo com as primeiras imagens do filme que também será lançado em 2016 e, apesar dos spoilers que inevitavelmente peguei, eu decidi: esperar para quê? Foi numa tarde na casa da minha avó que decidi começar a leitura de Como Eu Era Antes de Você, e nesta mesma tarde eu terminei esta história linda e triste e fechei minhas leituras de 2015 com chave de ouro, bora conferir o que achei?
Eu comentei na fanpage do blog que sempre reluto em ler livros com uma carga de drama, que tragam fortes emoções e situações dificultosas da vida, eu fujo e não tenho vergonha de admitir que livros assim me dão medo, medo de me tocarem profundamente e me deixar sem chão ou ainda de não gostar da história, como já aconteceu inúmeras vezes. Mas vez ou outra algum autor ultrapassa essa barreira que eu mesma criei e me toca, me envolve e me proporciona uma experiência de leitura sem igual.
Comecei a leitura sem muita expectativa, apesar dos spoilers, e quando vi estava apaixonada pela história de Will e Lou, aos pouquinhos os dois conquistaram meu coração e me tocaram profundamente me fazendo sentir amor e ódio na mesma medida, me fazendo questionar o certo e o errado e o que eu mesma faria no lugar deles, resposta que ainda não sei dar.
Lou é uma garota acomodada em todos os aspectos de sua vida, seja no trabalho, na condição e organização de sua família ou com seu namoro de quase sete anos. Ela trabalha em um café e está satisfeita com a forma que leva a vida, porém a vida é cheia de surpresas e quando o café em que trabalha e de onde vem o maior sustento de sua família fecha ela se vê sem muitas opções, afinal acomodada como estava nunca preocupou-se com sua qualificação profissional, até que surge uma vaga de cuidadora de um paciente tetraplégico durante seis meses e ela acaba aceitando.
Will sempre foi ativo, um cara dos negócios e bem sucedido que amava viver, viajar e aproveitar a vida em altas aventuras, até que um dia quando pegava um táxi foi atingido por uma moto tornando-se vítima deste grave acidente que o deixou tetraplégico. Desde então ele tornou-se um homem amargurado e irritado e que não tem mais o desejo de viver.
E é assim que Will e Lou se conhecem, duas pessoas completamente diferentes, de mundos diferentes, que tiveram suas vidas mudadas quando menos esperavam. Duas personagens complexas e distintas que no decorrer do dia a dia começam a se conhecer e a criar um laço de amizade, e depois amor, muito especial. Lou sai de sua zona de conforto e muda a sua vida, a forma como pensa, começa a se autoconhecer e questionar se realmente está satisfeita com a vida que leva. enquanto Will, que desistiu de viver, também aprende valores com Lou. Duas personagens que se transformam, que crescem e aprendem ao longo das páginas, que nos fazem pensar e crescer também, duas personagens que marcam profundamente nosso coração e nos fazem questionar a forma como vemos o mundo.
Eu amei Como eu Era antes de Você, pois de forma tão singela ele nos mostra o quanto a vida é frágil, em um momento podemos estar bem e em um segundo tudo pode mudar. Jojo Moyes escreve deliciosamente, em uma narrativa fluida e marcante, nos leva a sentir várias emoções ao longo da leitura e me deixou de coração na mão sem saber o que pensar ou como lidar com tudo o que li, com certeza é uma leitura que levarei para a vida e que recomendo muito a todos.
Outro ponto alto do livro são as reflexões que inevitavelmente passamos a fazer durante a leitura sobre o valor que damos as coisas, a nossa família, como lidamos com nossos conflitos e ambições, como um amor pode mudar a vida de uma pessoa e ao mesmo tempo não mudar o destino que porventura a pessoa escolheu para si. Mostra também que através do amor podemos superar, mudar, encontrar a felicidade onde nem imaginamos e que o amor vai além de qualquer barreira.
Vale a pena a leitura e não vejo a hora de ter Depois de Você em mãos.
EXTRA
No dia 03 de março de 2016 chega aos cinemas a adaptação cinematográfica da obra, sendo que a protagonista Lou será interpretada por Emilia Clarke, a Daenerys da série Game of Thrones, e o roteiro teve participação ativa da autora, logo podemos esperar uma adaptação que nos fará chorar muito no cinema.
Beijos,