[Especial Romances de época] Romance de Época X Romance Histórico



Às vezes eu sou uma pessoa meio lerda sabe, tanto que demorei a perceber que romance de época é diferente de romance histórico. E, leiga como sou, eu usava a palavra que me vinha a mente quando lia um romance do gênero, até que um dia eu vi um post super esclarecedor em um blog literário e TADAH! Uma luz acendeu pra mim e eu enfim entendi que romance de época é parecido, mas diferente, de romance histórico. Bora conhecer a diferença entre um e outro? Acho até que demorei a perceber esta diferença e a procurar saber mais sobre a mesma, afinal desde o ano passado eu venho me encantando mais e mais por estes romances fofos, divertidos, despretensiosos, cheios de glamour, encantadores, com finais felizes dignos de conto de fadas e cheios de mensagens lindas que nos deixam com um sorriso bobo no rosto.

Romance Histórico
É um tipo de romance que mescla história e ficção, ou seja, em meio ao enredo criado pelo autor ele insere fatos e acontecimentos históricos verídicos, reconstruindo de forma fictícia acontecimentos do passado, costumes, entre outros, preocupando-se também com datas e a veracidade das informações que transmite na história tornando-a mais complexa e cheia de intrigas e facetas.



Romance de Época
Para entender o romance de época é preciso primeiramente ter claro a definição de romance tradicional, onde o foco é a história de amor entre um homem e uma mulher, normalmente não tem muitas cenas eróticas e acontecimentos dramáticos são característica do gênero, além de sempre terem um final comovente. Tendo em vista isso podemos definir o romance de época, que é uma variação do romance tradicional, onde o foco agora é no início de um romance, normalmente aqui existem cenas mais picantes, porém não há grandes dramas sendo narrados e o mocinho da história é sempre o dito ‘macho alfa’: rico, forte, sedutor, libertino, bonito e arranca suspiros das leitoras; e para terminar os finais são dignos de conto de fadas e muito amorzinho, do tipo que nos deixam sonhando acordada, aqui o foco é retratar os costumes da época, normalmente na era vitoriana, mostrando as diferenças sociais, o papel da mulher e do casamento na sociedade, entre outros.


Em nosso país o romance de época é muito mais conhecido e difundido, e o romance histórico um pouco mesmo, apesar de também encontrarmos algumas sobras por aqui.


Além de classificação entre romance de época e histórico, dentro do gênero possuímos algumas sub classificações, que irei mostrar agora, já fica de dica para suas futuras leituras:


Sobrenatural, não é porque é romance de época que não podemos ter o sobrenatural no meio, prova disso é a quantidade de romances deste gênero que descobri quando fui pesquisar, sendo que uma das trilogias mais famosas e adoradas pelos leitores, As Peças Infernais, da autora best seller Cassandra Clare, é um romance de época sobrenatural.

Temos ainda A Vidente da autora Hannah Howell, os livros da Libba Bray da Trilogia Gemma Doyle, a série Protetorado da Sombrinha lançada pela editora Seguinte, Orgulho e Preconceito e Zumbis que é uma releitura do clássico de Jane Austen, Outlander que é mega famoso e tem até série de TV e é muito aclamado pelos leitores e sériemaníacos que traz uma temática bem diferente: viagem no tempo, e que estou louca para ler, entre outros.



Clássico, dentre os clássicos a maioria são gringos e extremamente famosos mundo a fora, como Orgulho e Preconceito e Persuasão da Jane Austen, Jane Eyre de Charlotte Bronte, Norte e Sul da autora Elizabeth Gaskell, que estou bem curiosa para conhecer, entre outros. Eu ainda não li nenhum romance de época clássico, confesso que fujo dos clássicos, mas cada dia que passa estou mais decidida a me desafiar e encarar u deles, sendo que os citados acima são os que mais tenho vontade de ler e conhecer, este ano vai (yn).


Nacional, e aqui no Brasil cada dia mais temos descoberto grandes talentos nacionais, inclusive escrevendo romances de época. É o caso de Carina Rissi com Perdida, um dos meus livros favoritos da vida, A Promessa da Rosa da autora Babi A. Sette que foi o melhor romance de época que já li na minha vida, temos Veridiana Maenaka com Onde o Amor se Esconde, Samantha Hotlz com O Pássaro, Marina Carvalho que vai lançar seu primeiro romance de época pela Globo Alt intitulado O Amor nos Tempos do Ouro e que já estou super curiosa para ler, entre muitos outros, o que me deixa super feliz, pois é lindo ver nossos autores lançando livros do seu gênero preferido do momento.


De Banca, existem milhares de livros de banca do gênero de romance de época, lembro que quando eu era mais nova eu lia muito Barbara Cartland uma autora muito famosa dentro do gênero, temos inclusive Julia Quinn no formato de banca e tantos outros autores que nem conhecemos, vale a pena garimpar os sebos em busca destes romances.

E é isso pessoal, existe um leque bem amplo no que diz respeito aos romances de época e romances históricos, basta procuramos e nos aventurarmos nestas leituras fascinantes e encantadoras, caso vocês queiram um incentivo a mais para conhecer e aventurar-se pelo gênero eu indico participarem do Desafio Históricos e Eu (confiram as regras aqui) que é super delicioso e está sendo promovido pelo blog Atitude Literária.

P.S.: As imagens que ilustram o post são curiosidade sobre o gênero que retirei lá do blog da autora Babi A. Sette, onde ela divulga seu romance A Promessa da Rosa (resenha aqui).
PP.S.: Os posts que li e me esclareceram a diferença entre os dois gêneros foram nos blogs Recanto da Mi e Mademoiselle Love Books, super recomendo a leitura dos posts das meninas para complementar o que foi discorrido aqui.  

Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes