[Resenha] Boa Noite by Pâm Gonçalves



“Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa”

Gênero: Jovem Adulto | Skoob
Autora: Pâm Gonçalves | 240 Páginas
Editora: Galera Record | Compare & Compre
Classificação: 5 estrelas
  
Já faz alguns anos que eu acompanho o trabalho da Pam, desde o blog Garota It, e a minha curiosidade em conferir a sua obra era muito alta, e fico imensamente feliz em terminar a leitura com uma sensação de dever cumprido, com um sorriso no rosto de orgulho pela literatura nacional estar crescendo e brilhando mais a cada dia.

"Este livro é para todas as meninas, garotas e mulheres. Não deixem que digam que não são capazes, vocês podem ser o que e quem quiserem". Pam Gonçalves.

A trama nos apresenta Alina, uma garota de 18 anos que sai de Laguna para cursar Engenharia   da Computação em Pedra Azul, cidade universitária fictícia que fica próxima da capital catarinense. Alina tem o desejo de se reinventar e deixar de ser conhecida apenas como a garota nerd e inteligente da turma, ela quer aventura, excitação, independência e romance nesta nova fase. Chegando a Pedra Azul ela passa a morar na República das Loucuras e ali conhece novas pessoas e faz novas amizades: a Manu que estuda Comunicação, a Talita e o namorado Bernardo (que praticamente mora por lá também) que estudam Administração e o Gustavo, estudante de Medicina.

Alina cursa Engenharia da Computação, e seu primeiro desafio nesta nova fase da sua vida começa justamente na sala de aula: enfrentar o preconceito e o machismo de seus colegas e também professores, que acreditam que lugar de mulher não é na engenharia. Ela e outras garotas que estudam na mesma sala trabalharão juntas para provar a todos que são mais do que capazes, e a chance delas aparece num concurso que além de garantir uma bolsa de estudos poderá ajudar muitas outras garotas dentro e fora do campus.

Um dos temas abordados pela autora, e que em minha opinião foi trabalho de uma forma muito delicada e sensível, foi o abuso que ocorre dentro das universidades. Para tanto a autora teve um imenso trabalho em pesquisas e inseriu toda a história com base em fatos reais e que poderiam acontecer com qualquer uma de nós, aqui ela cita inclusive o movimento Vamos Juntas?, que se tornou tão popular entre as mulheres. E eu amei a forma como foi abordado, foi de forma leve, mas passando uma mensagem extremamente linda de amor, de respeito, de cuidado e de que devemos nos unir e nunca baixar a cabeça diante dos desafios impostos por nossa sociedade machista, pois nós somos capazes de alcançar qualquer objetivo, então sim este livro foi escrito para todas as garotas, meninas e mulheres, independentemente de qualquer idade, e isso foi muito lindo de ler.
 
Créditos na Imagem.

Em suma, Boa Noite foi uma agradável surpresa, e por eu não conhecer muito da obra antes de iniciar a leitura eu fui completamente surpreendida com uma história leve, doce, fluida e jovem, que traz uma trama repleta de significados, pois a autora abordou temas como machismo, preconceito, homofobia, racismo e tantos outros assuntos de uma forma tão leve e tão casual, que me tocou e ganhou meu coração. Em meu primeiro contato com a Pam escritora eu já fiquei apaixonada, pois todos os temas abordados aqui são tão comuns, e muitas vezes tão próximos da nossa realidade, que foi impossível não se identificar com a protagonista.

Aventura, novas descobertas, romance, superação e muitos tabus sendo trabalhados é o que você vai encontrar nesta obra, que definitivamente vale a pena cada segundo de leitura. Eu recomendo muito que todos leiam e não vejo a hora de poder conferir outras obras da autora.

Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

2 comentários

  1. Oi Mayara, desde que a Pam publicou junto com outros autores, o livro Amor no Tempo dos Likes, que eu estou com vontade de conferir a obra dela, Boa Noite. Espero conseguir ler logo.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Uma amiga minha me indicou esse livro há pouco tempo, ela estava muito animada e não parava de falar como gostava de escrita da Pam. Adorei saber que sua opinião é a mesma e é muito bom ver a literatura nacional crescendo e se popularizando <3
    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes