[Resenha] Quem é Você, Alasca? by John Green




“Primeira Cerveja
Primeiro trote
Primeiro amigo
Primeiro amor

Ultimas Palavras.

Miles Halter tem fascinação pelas últimas palavras que grandes pessoas disseram antes de morrer, é um devorador de biografias. Está cansado do tédio que é a vida com seus pais, na Florida. Em busca do que  poeta François Rabelais chamou em suas últimas palavras de o "Grande Talvez", Miles ingressa na Escola Culver Creek um internato no Alabama.  Muitas coisas o esperam lá, entre elas Alasca Young. Inteligente, engraçada, louca e incrivelmente sexy, Alasca arraste Miles para seu labirinto e catapultará na direção do Grande Talvez.”


Gênero: Jovem Adulto | Skoob
Autor: John Green | 272 Páginas
Editora: Intrínseca | Compare & Compre: AmazonSaraivaSubmarino
Classificação: 3 estrelas

Miles um garoto totalmente entediado, sem amigos, sem grandes acontecimentos em sua vida, sem o seu "primeiro" nada, e fascinado por ultimas palavras, decide cursar o último ano no colégio interno, o mesmo que seu pai frequentou.  Inspirado nas últimas palavras de François Rabelais buscando seu "Grande Talvez". E já nos primeiros dias Miles tem na sua turma seus primeiros amigos: Coronel, o cara bom de memória (colega de quarto); Takumi, o japonês da informática e Alasca, a garota linda, inteligente, mas, com um parafuso a menos.



No decorrer do livro, Miles vai viver com sua turma grandes momentos de todos os tipos, vivendo uma verdadeira festa,  ao qual passa para o leitor momentos de muitas risadas,  com as grandes confusões que essa turma se mete, com muito trote, sexo, bebida, cigarro - incrível a quantidade que essa turma fuma.

Miles não vive mais uma vida pacata, tem seus primeiros amigos, sua primeira paixão (sim ele se apaixona, mas não conto por quem...), sua primeira bebedeira, tudo está perfeito, a busca de seu Grande Talvez está sendo encantadora, até que algo acontece e muda tudo, uma parte bem triste do livro e reflexiva.

O livro é narrado em primeira pessoa, tratando de assuntos diversos e polêmicos, relatando problemas que a maioria (infelizmente) dos jovens enfrentam, como a depressão, e o resultado das suas escolhas.  Um livro dramático, que te faz chorar (sim chorei lendo o livro), e esse é o ponto que conquista o leitor, uma narrativa gostosa, fluida que ainda assim não perde seu lado poético.

Nenhum dos seus amigos tem um hobby estranho que nem Miles de colecionar últimas palavras, e as últimas palavras de Simón Bolívar, gruda na cabeça do leitor: "Como Sairei deste labirinto?” - personagem do livro O General em seu labirinto, de Gabriel García Márquez, - o livro preferido de Alasca, onde podemos perceber que os personagens estão em busca de respostas.


John Green arrasou, como sempre surpreendendo com um livro emocionante, comum, mas que te faz refletir. Como de costume o autor deixou o melhor do livro para o final, que aliás foi muito genial, mas de um jeito surpreendente e que vai quebrar seu coração.

Beijos da Monica,

Esta resenha foi escrita pela nossa colaboradora Monica!
 
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes