[Resenha] Extraordinário by R. J. Palacio




"August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética, cuja sequela é a deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgia e complicações médicas. Por isso nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quanto se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular. Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os coletas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todo os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e descontraídos. Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e na sua, leitor."

Gênero: Ficção/Infantojuvenil | Skoob
Autora: R. J. Palacio | 318 Páginas
Editora: Intrínseca | Classificação: 5 estrelas
Resenha da Monica

Auggie, é um garotinho de 10 anos, que nasceu com "disostose bucomaxilofacial" uma síndrome genética que causa "deformidade facial".  Nunca frequentou a escola, devido as várias cirurgias realizadas e por passar muito tempo no hospital.  Sua mãe, Isabel, é quem lhe dá aulas em casa. Se sentindo mais forte desde a ultima cirurgia, seus pais acreditam que está na hora de  Auggie frequentar a escola pela primeira vez, ele vai para o quinto ano em uma escola particular em Nova York, por causa da sua aparência e todos os problemas enfrentados até ali, Auggie não gosta da ideia e tenta convencer seus pais a não ir, mas é em vão. Nessa nova etapa de sua vida irá enfrentar grandes desafios, dando inicio a história.

"Seu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum... Pediria para poder andar na rua sem que as pessoas me vissem e depois fingissem olhar para o outro lado. Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga desse forma" [p.11]


August é um menino adorável, encantador,  inteligente  e na medida do possível enfrenta a sua deformidade com bom humor, apesar da pouca idade,  é corajoso e bem maduro. Fã da saga Star Wars, tendo o Boba Feet como seu personagem favorito. Cercado por uma família fantástica,  é o filho mais novo de Nate e Isabel, sua irmã Via sempre o defendeu e o apoiou, é um grude com a Dayse, a cachorrinha da família.  Ao longo da historia vão surgindo outros personagens secundários que vão fazer toda a diferença na vida do Auggie e nos contar suas primeiras impressões desse garoto Extraordinário.
"Estava procurando um espacinho onde eu pudesse desaparecer. Queria poder cair em um buraco: um pequeno buraco negro que me engolisse."[p.83]

O livro é dividido em oito partes,  narrado em primeira pessoa com uma escrita cativante e fluida, tornando uma leitura leve, rápida e inocente.  A autora trata de diversos temas dando uma lição de vida sobre a amizade, família, amor, preconceito e bullying, passando várias emoções ao leitor.
"Acho que devia haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinha que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida"[p.237] 

Foi o primeiro livro que li narrado por uma criança, na primeiras paginas o livro te prende de tal maneira e faz você se apaixonar pelo Auggie, fiquei bem emocionada com a história e muito surpresa com o protagonista, como ele enfrenta essa sua deformidade, o amor da família que é fundamental, a amizade, o poder da palavra e os dois lados das crianças: a inocência e a maldade.  Mas, também a amizade verdadeira, que aqui ganha força a cada pagina lida.

Um livro emocionante, fantástico, cativante. Um garoto de uma bondade e gentileza sem igual. Uma grande lição de vida, narrado por um garoto Extraordinário.  

Beijos,


Esta resenha foi escrita pela nossa colaboradora Monica!
 
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

2 comentários

  1. Oi, Monica. Eu nunca prestei muita atenção nesse livro mas com certeza quero ler, ele é tocante, cativante e aborda um tema muito complexo, que poucas pessoas sabem tratar.
    Beijo! http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriã, é um livro muito bom, faz você refletir sobre tudo. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Se você tem o livro tire ele da estante e leia logo, antes do filme. Beijoss!!

      Excluir



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes