Retrospectiva Literária 2015




Eu já fiz um top 10 dos melhores livros que li neste ano e agora vou fazer uma retrospectiva geral, que não necessariamente envolve só os melhores livros, e para isso me inspirei na Tag dos 50% que muitos blogueiros responderam do meio do ano para cá, vamos conferir??

1 O melhor livro do ano de 2015
Sem dúvida para mim o melhor livro de 2015 foi A Promessa da Rosa da autora Babi A. Sette, este livro me arrebatou, me fez suspirar, chorar, ficar sem dormir e ainda hoje não consigo não falar dele com um brilho no olhar e um sorriso gigante no rosto, foi uma leitura incrível que recomendo a todos. Resenha aqui.

2. A melhor continuação que você leu em 2015
Coroa da Meia Noite, segundo volume da série Trono de Vidro da autora Sarah J. Maas. Esta série está ficando melhor a cada livro então ele não poderia ficar de fora dos meus favoritos de 2015, uma saga que eu amo, recomendo de olhos fechados e que não vejo a hora de poder ler sua continuação.


3. Um livro que te decepcionou esse ano
A Ilha dos Dissidentes da Barbara Morais, eu tinha altas expectativas para esta leitura e talvez tenha sido isso que fez com que eu me decepcionasse, ou talvez porque eu não estou no clima para distopias ultimamente, mas o fato é que a leitura, embora tenha sido gostosa não superou as expectativas e foi meio decepcionante para mim não tê-las alcançado.

4. Um livro que te surpreendeu esse ano
Objetos Corantes da autora Gillyan Flynn, uma autora que vem angariando fãs pelo mundo todo. Eu estava bem curiosa para ler algo da autora e nas férias eu li Objetos Cortantes e não me decepcionei. A autora consegue nos prender em seus mistérios e também nos surpreender, nos faz ler frenéticamente para descobrir o que acontece e não nos decepciona. Não vejo a hora de poder ler mais livros da autora.


5. Novo autor favorito (aquele autor que você conheceu este ano).
Babi A. Sette, sem dúvidas, que eu conheci este ano e simplesmente me apaixonei pelo seu trabalho em A Promessa da Rosa (resenha aqui), mas também Tessa Dare que me conquistou no finalzinho do ano com Uma Noite para se Entregar (resenha aqui).

6. Seu novo amor literário, sabe aquela quedinha por um personagem fictício?
Chaol, de Trono de Vidro e Ian Clarke da série Perdida da Carina Rissi.

7. Seu personagem favorito do ano.
Ismae, com sua personalidade forte e única, que me arrebatou para dentro de sua história em Perdão Mortal, resenha aqui. Não posso deixar de citar Celaena também, outra personagem que admiro muito, da série Trono de Vidro.

8. Um livro que te fez chorar neste ano.
Eu normalmente não choro lendo livros, é realmente bem difícil isso acontecer, mas sempre tem aquele livro que me emociona muito e enche meus olhos de lágrimas (ou seja, chorei? rsrs), seja de tristeza ou felicidade (o segundo caso sendo mais comum), e não posso deixar de citar O Descompasso Infinito do Coração que me emocionou muito e, novamente, A Promessa da Rosa.

9. Um livro que te deixou feliz.
Isla e o Final Feliz da autora Stephanie Perkins, eu amei o livro e fiquei encantada e com um sorriso bem bobinho no rosto. Me deixou extremamente feliz.

10. Melhor adaptação cinematográfica de um livro que você assistiu em 2015.
Sem dúvida foi A Esperança - Parte 2, falei sobre o filme aqui, um dos melhores finais de sagas e também melhor adaptação literária para os cinemas. É muito amor por esta história gente.
 

11. O livro mais bonito que você comprou ou ganhou esse ano.
Não comprei muito este ano não, só aproveitei a Black Friday mesmo. Então ao invés de citar o livro mais bonito pelo exterior, capa, apesar de que eu acho a capa dele maravilhosa (só que eu não tenho o livro físico ainda, aceito de presente...) vou citar o mais bonito que li: A Promessa da Rosa, o livro mais bonito por dentro e por fora e que levarei pra vida de tanto que amei. Já falei que recomendo?

12. Momento marcante de 2015
Tenho três momentos literários marcantes que aconteceram em minha vida neste ano:


O primeiro foi o meu blurb que saiu na orelha do livro O Descompasso Infinito do Coração da autora, e amiga, Bianca Briones. Gente vocês não sabem a emoção que foi pegar o livro em mãos e ver impresso, ali na orelha, uma frase minha. Muito, muito, muito amor. Obrigada Bi, pelo carinho e confiança.


O segundo momento foi quando eu conheci a autora, e amiga, pessoalmente no lançamento de O Descompasso Infinito do Coração lá em Curitiba. Foi emocionante, eu nem sabia o que falar tamanha a emoção. A Bianca é ainda mais fofa e querida pessoalmente e foi um sonho realizado poder dar um abraço nela gente. Muito, muito, muito amor.

E terceiro, mas não menos importante, a criação e inaugurção do May e os Vicios em 06 de novembro de 2015, um projeto que sempre ficava guardado na minha mente e coração e que finalmente saiu do 'papel'. Espero que com o passar do tempo ele torne-se um cantinho tão especial para vocês, leitores, quanto ele é para mim.

13. Qual sua meta para 2016?
Tendo consciância de que meu tempo é escasso, minha vida corrida, faculdade e projetos praticamente impedem até que eu durma, que dirá leia (risos), vou tentar alcançar a mesma meta de 2015: ler pelo menos 40 livros (saudades de quando eu lia 80/100...), não sei se conseguirei, mas com certeza é uma meta que posso tentar conseguir.

E esta foi minha retrospectiva literário do ano de 2015, e vocês quais foram os momentos mais marcantes? Que personagem conquistou seu coração neste ano e qual foi sua melhor leitura? Me conta nos comentários vai...

Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes